quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

sistema sensorial e locomotor/recuperação

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL Pe. DIOGO FEIJÓ
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS (RECUPERAÇÃO)

Professora: Ducicleia Alves
Aluno(a):_________________________________ N°:_____________
Serie: 7ª Turma:_______ Data:__/__/__ Nota:___________

01. Quanto se menciona a "cor dos olhos" de uma pessoa está-se fazendo referência à coloração da estrutura do globo ocular denominada:
a) pupila. b) íris. c) cristalino. d) globo ciliar. e) córnea.
02. A membrana externa do olho, de cor branca, opaca e resistente é:
a) a coróide. b) a pupila. c) o cristalino.
d) a esclerótica. e) a retina.
03. Qual das alternativas indica a seqüência correta das estruturas que vibram na orelha por efeito de uma onda sonora?

a) Janela oval – estribo – bigorna – martelo – tímpano.
b) Janela oval – martelo – bigorna – estribo – tímpano.
c) Tímpano – estribo – bigorna – martelo – janela oval.
d) Tímpano – martelo – bigorna – estribo – janela oval.





04. Quando os ruídos incomodam por serem altos demais para o nosso sistema auditivo. A audição humana, em níveis normais, capta sons a partir de 10 ou 15 decibéis. Até cerca de 80 a 90 decibéis, os sons são inofensivos à audição humana. Acima dessa medida, podem provocar dores de cabeça, irritabilidade e insônia e, sobretudo, diminuição da capacidade auditiva. Segundo a OMS, o “volume sonoro” nas cidades não deve ultrapassar 70 decibéis, para evitar o que podemos chamar de:


a)poluição sonora.
b)poluição ruidosa
c)poluição ambiental
d)poluição de som



05. A orelha é mais conhecida como o órgão do sentido da audição, mas ela também ajuda a manter o equilíbrio – a orientação postural – e o senso de direção. Dentro da orelha interna, há um “equipamento” de percepção de equilíbrio: os canais semicirculares, também chamados de labirinto que são preenchidos por líquido. Essas estruturas não participam do processo de audição. Quando movimentamos a cabeça, o líquido se desloca dentro dos canais. O deslocamento desse líquido estimula nervos específicos, que enviam ao cérebro informação sobre a posição do nosso corpo em relação ao ambiente. O nosso cérebro interpreta a mensagem e comanda os músculos que atuam na manutenção do equilíbrio do corpo. A inflamação dos canais semicirculares uma inflamação que tem como seus principais sintomas são distúrbios de equilíbrio como a tontura, que impedem a pessoa de se locomover e até mesmo de se
levantar é chamada de:
a)otite b)conjuntivite c)labirintite d)glossite

06. (FURRN) Quando o eixo ântero-posterior do olho é alongado, a imagem forma-se antes da retina. Essa anomalia do aparelho da visão é conhecida como:
a) Presbiopia. b) Hipermetropia. c) Miopia. d) Pupila. e) Cristalino.
07. (Unisa – SP) A cóclea é um órgão sensitivo responsável por:
a) Audição. b) Visão. c) Tato. d) Gustação. e) Olfato.

08. Os deficientes visuais podem ler textos, algarismos, notas musicais etc. e também redigir os seus próprios textos pelo sistema braile. O alfabeto desse sistema é constituído de pequenos pontos salientes em uma folha de papel. A leitura é feita por leve pressão da ponta dos dedos sobre os pontos para a percepção de sua posição e número. A escrita é realizada por perfuração do papel por um instrumento apropriado. Isso é possível à grande concentração de receptores sensíveis às pressões na ponta dos dedos.
O sistema braile é utilizado internacionalmente e em todos os idiomas. Ele permite a representação de letras e de diversos outros sinais. Quando os deficiente visuais fazem a leitura através desse sistema utilizam o sentido:
a)da visão c)da audição c)do tato d)do olfato.

09. As impressões gustativas são percebidas por terminações de células nervosas presentes nas papilas linguais, também chamadas papilas gustativas. Essas papilas estão localizadas na mucosa que recobre a língua. Para que possamos sentir o sabor de uma substância, é preciso que ela se dissolva em água ou na saliva. Assim, as células gustativas são estimuladas, e os impulsos nervosos são conduzidos pelos nervos gustativos às áreas cerebrais responsáveis pela gustação. Aí os impulsos são identificados como sabores.
O asseio da boca, os dentes e da língua preserva o sentido do gosto. O fumo, as bebidas alcoólicas e outras substâncias irritantes prejudicam-no.
Os sabores básicos são quatro: doce, salgado, azedo e amargo. Todos os outros são combinações desses quatro. Identifique as regiões da língua onde sentimos cada sabor:
Fonte: www.corpohumano.hpg.ig.com.br

a)A- salgado, B-doce, C- amargo e D- azedo
b)A- amargo, B-salgado, C- azedo e D- doce
c)A- amargo, B-azedo, C- salgado e D- doce
d)A- salgado, B-amargo, C- doce e D- azedo









10. Enquanto você está apenas respirando, suas pregas vocais estão abertas e quando falamos, o ar que sai dos pulmões, passa pela laringe, onde estão as pregas vocais, fazendo com que estas vibrem, produzindo então a voz, sendo os ressonadores: faringe, boca e nariz responsáveis pela amplificação do som gerado nas pregas vocais. A esse sentido chamamos:
a)visão b)fonação c)olfação d)audição
BOA SORTE!!!

Um comentário: